Mangakás - Arakawa Hiromu

Arakawa Hiromu, sem ofenças, a vaca do mundo dos mangás !


Esta mulher pode ser considerada uma mangáka BEM especial, primeiro por ser mulher em um mercado e gênero tão masculino, segundo por ter crescido longe das grandes cidades e centros urbanos, aonde sinceramente se torna bem mais fácil entrar em contato com editoras, publicações e coisas do tipo e terceiro por simplesmente ser autora do mangá que mais vende atualmente.

Isto mesmo, estamos falando de ninguem mais, ninguem menos que a criadorA do famoso Full Metal Alchemist !
Então vamos à parte burocratica o/


Esta simpática mangaká (ao centro) que se desenha muitas vezes de vaca (ai você pergunta por que... ai eu respondo, por que de acordo com ela, vacas são deliciosas. 0.0 ) e em uma especie de "extra" nas paginas do FMA, os omakes, naceu em 8 de maio de 1973. Em Hokkaido, Japão e cresceu, mais especificamente numa fazenda, com 5 irmãs !
Uma infância marcada por "trabalhar na roça", brincar no quintal e gastar o tempo livre com mangás, principalmente shounens (pra quem não sabe, genêro de mangá voltado para o público jovem masculino, como naruto, dragon ball e bleach) .

E foi na vida rural que aprendeu conceitos de vidas interessantissimos, conceitos que a levaram a basear a idéia da lei de troca equivalente, presente no seu renomado mangá sobre alquimistas.
Sem mais muitas coisas para se falar sobre a vida de Arakawa, vamos direto para o mais interessante... a arte dela !

Essa, ai em baixo é a lista de suas obras, sem contar pequenas tirinhas que são praticamente incontáveis. Feitas em boa parte com outros mangakás, em prêmios, ou em tributo, etc... e apresentando histórias curtissimas, quando possuem alguma história de fato, XD.
  • Stray Dog 1999
  • Totsugeki Tonari no Enikkusu 2000
  • Shanghai Yōmakikai 2000
  • Full Metal Alchemist 2001-presente
  • Raiden 18 2005
  • Souten no Koumori 2006
  • Juushin Enbu 2006-presente
A seguir algumas informações :

Stray Dog foi o primeiro mangá de Arakawa, traços um tanto diferentes de full metal, one shot que conta a história de um guerreiro e um cachorro bem especial.
Ainda falando do enredo, alguns elementos fortementes presente no FMA como experimento militares e quimeras se fazem presente, já mostrando o estilo caracteristico da mangaká.
Aproposito Stray Dog foi vencedor de um prêmio na revista que era publicado Shounen GanGan , que até hoje é aonde Full Metal é publicado regularmente.
Vale a pena ver para entender melhor a autora e passar um tempo divertido. (Links no final da postagem =P)



Shanghai Youma Kikai segue uma agência de detetives especializada em desvendar o inexplicável. Novos episodios saem ou não de forma desconexa, e até agora possui apenas 4 capitulos. Um detalhe interessante é que apresenta dois personagens (mostrados ai na imagem) muuuito similares ao militar Jean Havoc e a homunculu Luxuria, ambos personagens com destaque em Full Metal Alchemist, que foi lançado um ano após por sinal.


Agora sem mais delongas, vamos para o principal trabalho da artista. E grande motivo de eu ter escolhido ela como a mangaká da semana. Vamos falar de Full Metal Alchemist!

Tudo se passa em um mundo meio mágico, meio séc XIX - XX, meio ocidental, meio oriental, mas totalmente Full Metal Alchemist ^^ .
E tudo começa assim: Dois irmãos de 10 e 12 anos (se não me engano) resolvem estudar arduamente os livros do pai, qua abandonou eles e a mãe a anos. Buscam assim conseguirem aprender alquimia e tentar algo proibido pela própia alqumia, um tabu : Recussitar a mãe.
Após um bom tempo eles acreditam que conseguiram a formula perfeita e tentam a transmutação. Mas algo terrivel acontece e um deles perde o corpo totalmente, enquanto o outro, edward, uma perna. Juntando as forças ele consegue transmutar a alma do irmão em uma armadura e acaba perdendo o braço em troca.(lembrem-se troca equivalente o/)
Após toda essa confusão, conformados com a perca da mãe, eles decidem sair da pequena cidadezinha do interior em busca de um meio de recuperar os corpos, e se tornarem alquimistas federais. E a partir dai, bom, o céu é o limite !

Ao melhor estilo twitter vamos para biografias de uma frase dos principais personagens na minha opinião, e os que acho mais legais XD . Mas atenção que são muitos e não caberia colocar todos aqui, desculpem pelos que faltaram --':

Esse é Edward Elric, irmão mais velho e personagem principal da série. Possui um dos braços e uma das pernas constituidas de proteses de aço. E é um alquimista incrivelmente talentoso para sua pouca idade. Afinal, o Full Metal Alchemist.

Esse é Alphonse Elric. Irmão casula da dupla. Desde um acidente em uma transmutassão perdeu seu corpo, enquanto seu irmão perdeu um braço e uma perna. Desde então possui sua alma transmutada nessa gigante armadura, e é um alquimista também talentoso com muita habilidade pra luta principalmente.

Este é Roy Mustang. Um militar importante Roy é conhecido como O alquimista das chamas por fazer alquimia principalmente ligadas a fogo. É um tanto mulherengo mas acima de tudo um ótimo lider e alquimista.

Coronel Armstrong (braço forte em inglês). Com seu jeitão engraçado, Armstrong é um dos mais poderosos alquimistas da série. Sempre ligando tudo que faz com a tradição da sua familia, e valorizando (MUITO) seus musculos, este personagem é um dos mais carismáticos e importantes da série.

Scar, é um violento assassino de Alquimistas Federais (principais alquimistas e mais poderosos, ligados ao exercito... como o Edward.) Usa com o seu braço uma técnica misteriosa com alto poder de destruição. Sem falar de sua velocidade impressionante.Black Hayate É um cachorro meio que mascote do exercito. é possivel ver todo seu crescimento no passar do tempo na série. Carinhoso e leal, é um personagem muito carismatico e divertido. (Só para se ter idéia da criatividade da talentosa Arakawa Hiromu.)

Homunculos, são seres criados por alquimia e com caráter vilão. Cada um possui o nome de um pecado capital e no total obviamente são iguais a 7... como exemplos temos, na ordem, inveja, luxuria e gula... cada um possui um poder relacionado ao "seu pecado" também. Como luxuria com unhas extremamente letais que se extendem e retraem, inveja podendo se transformar a imagem de quem quer que seja e o gula... bom vocês devem imaginar...

E agora para fechar... Maes Hughes ! Meu personagem favorito *____* não só de FMA como também de todo o mundo mangá. (Na vdd perde pro Vash e talvez pro L, mas enfim XD)
Importante militar também Hughes é grande amigo de Roy Mustang. Apesar de não ser alquimista é um grande lutador, habil e inteligente. E sua caracteristica mais marcante é o jeito uma hora todo brincalhão zoando com todos e falando BASTANTE da filhinha. Outra muito serio, mostrando por que se tornou um dos principais personagens ligado ao exercito. E claro, todas essas mudanças são acompanhadas brilhantemente pelo traço de Arakawa.
Enfim... muito tragico (vejam o anime e/ou o mangá e entenderão.)

Somando tudo, FMA e a mangaká Arakawa Hiromu são algo que poderiamos nos referir como o que há de melhor no mundo otaku ultimamente. O tema engraçado e dramático, traços e história incríveis tornam esta artista e sua obra uns dos maiores exemplos de mangá e mangaká bem sucedidos.
XD
A seguir Links !

Link do do one-shot de Stray Dog (em inglês) : SD

Link do principal site de FMA do brasil: AlP

Link para se ler FMA (em inglês) :FMA

Principal site sobre a autora (em inglês) : AH

Alguns wallpaper que encontrei na net :
n1
n2
n3
n4
n5
n6
n7

(Tamanhos podem variar, mas geralmente resolução alta algo como 1024X780. E lembrando que nada é da minha autoria quanto a wallpapers ^^)



Bom é isso ai pessoal, espero que tenham gostado ^^
Esse me deu um pouco de trabalho, afinal ficou enorme o post de tanto material que encontrei, mas saiu.
Muito obrigado, e por favor não se esqueçam que este é um blog de bakuman, não espere uma busca muito profunda nem em FMA nem em qualquer outro mangá que vem por ai. Afinal a idéia da seção Mangaká é mostrar o trabalho alheio de qualidade, e interessar o leitor pra que ele mesmo busque mais daquilo caso goste. Afinal, todo mundo que lê bakuman têm um pouquinho de Mangaká, e todo mangaká deve adimirar a obra de grandes mestres. lol

Por hoje é só pessoal, um abraço e até aproxima aqui no Bakuman - Br.

Na semana que vem o próximo mangaká será : O dono de um mangá atual e surprendente, esse mangaká é o criador dos maiores filhas da mãe da Asia. (para nao dizer outra coisa)

(se alguem descobrir, poste como comentario ! Quem adivinhar o nome do mangá e/ou do mangaká, primeiro pode ser recopensado de forma exclusiva pelo blog ^^)

Façam suas apostas e até o/
Ass: Luca$

2 comentários:

sr.wilson disse...

Sera o Tite Kubo criador de Bleach.^^

Maysa disse...

Tinha que ser meu amor...


^^ Luca$ sempre escrevendo um monnnteeee


hauhauahau
Bjao mininos!